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5s: saiba o que é e como implementar em sua empresa!

11/07/2018

A ferramenta 5s, é um método que pode ser aplicado perfeitamente para a otimização de processos e gestão do ambiente organizacional de sua empresa. Saiba mais sobre esta ferramenta e como ela pode lhe auxiliar:


Afinal, o que é 5s?

A técnica 5s nada mais é do que uma ferramenta de apoio a tomadas de decisões, que não se restringe somente ao ambiente empresarial. É uma técnica que também pode ser aplicada nos mais variados sentidos: pode ser utilizada na vida pessoal, escolar, comunidades e serviços públicos. Portanto, o principal objetivo da técnica 5s é orientar o crescimento e desenvolvimento nos mais variados aspectos, como a redução de desperdícios, melhor aproveitamento de recursos, maior cuidado com a limpeza e uma nova padronização de ações.

Como surgiu o 5s?

Trata-se de uma metodologia de origem japonesa, que surgiu no país durante a sua reconstrução após o período da segunda guerra mundial. Após a guerra, o Japão recebeu uma série de orientações vindas de especialistas americanos a respeito de controle de qualidade. Essas orientações foram devidamente aprimoradas pelos japoneses na época, que a partir de então criaram a metodologia chamada de 5s, que consiste em 5 princípios básicos japoneses:

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seisou: senso de limpeza;
  • Seiketsu: senso de saúde;
  • Shitsuke: senso de autodisciplina;

O nosso foco neste artigo, é lhe mostrar como essa metodologia oriental pode ser aplicada na otimização de processos de sua empresa, com o intuito de gerar uma maior segurança, reduzir perdas e assim aumentar produtividade com as atividades desenvolvidas no ambiente empresarial. É o que vamos nos aprofundar a partir de agora, em relação a cada um dos conceitos do 5s:

SEIRI – Senso de utilização

O primeiro conceito da metodologia 5s, consiste na utilização de recursos da empresa de uma forma equilibrada, de maneira que o fluxo de caixa não venha a ser comprometido e de que sejam avaliados possíveis cortes de gastos no orçamento. Será que algumas das despesas de sua empresa são realmente necessárias? Os materiais gastos em equipamentos no escritório, por exemplo, não poderiam ser substituídos por itens mais baratos? O senso de utilização trata portanto de uma otimização e um melhor aproveitamento dos recursos da empresa. Também podem ser exemplos de senso de utilização, um aproveitamento mais consciente de materiais como papel, economia de luz e água, dentre outros aspectos.

SEITON – Senso de organização

O senso de organização tem como principal objetivo nortear com que todos os colaboradores mantenham a estrutura e equipamentos da empresa sempre organizados, de forma que possam ser identificados facilmente e utilizados a qualquer momento diante das necessidades. Consiste na organização de documentos empresariais, armazenamento de estoque e disposição de prateleiras, dentre outros aspectos de extrema importância para uma gestão eficiente, assim como uma boa organização de espaços de cada funcionário.

SEISO – Senso de limpeza

Já o SEISO está ligado a cuidados com a higiene e questões de limpeza no ambiente empresarial, com o objetivo de torna-lo um espaço mais agradável para os colaboradores e também para ser melhor visto pelos clientes que visitam o estabelecimento. É um preceito que visa conscientizar os gestores e demais integrantes de uma empresa, a respeito da importância de sempre zelar pela limpeza e com o cuidado ao espaço físico organizacional. Mas além do cuidado com o espaço e limpeza do ambiente, o SEISO também está relacionado a importância do aspecto visual dos colaboradores, que devem cuidar da aparência e não se desleixar neste sentido no ambiente de trabalho.

SEIKETZU- Normatização

Se os primeiros três conceitos apontam para uma mudança de hábitos e transformação nos mais variados aspectos dentro da empresa a partir dos pontos que devem ser melhorados, o SEIKETZU ou simplesmente normatização, conforme o nome diz tem como prioridade estabelecer uma situação de estabilidade dentro da empresa, fazendo com que todas as medidas de senso de utilização, organização e limpeza, se tornem regras no cotidiano organizacional e façam parte da rotina diária da empresa. O SEIKETZU já não é mais uma fase de adaptação e implementação de padrões comportamentais e ações administrativas, ele é uma consolidação e padronização dessas atitudes.

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

O senso de disciplina também é semelhante ao processo de normatização, no qual o objetivo é tornar as medidas estabelecidas no SEIRI, SEITON e SENSO, como medidas padrões e parte da rotina do ambiente da empresa.

Portanto, os conceitos do 5s são de fácil entendimento para a aplicação em qualquer empresa, e tendem a melhorar o ambiente empresarial nos mais variados aspectos. Cabe aos líderes e gestores organizacionais, a tarefa de incentivar os demais colaboradores a realizarem as suas ações em torno do 5s, de forma a tornar essas medidas parte do cotidiano.

Após a implementação desta metodologia, também é imprescindível que exista um constante monitoramento a respeito das ações realizadas para identificar se os colaboradores estão seguindo os conceitos estabelecidos ou se o 5s ficou só na teoria!

Parabenize a equipe pelos resultados obtidos

É importante reconhecer e enaltecer os resultados obtidos pela sua equipe, por menores que eles sejam em um primeiro momento. Se ao analisar os resultados, verificou-se uma redução no desperdício de materiais, como a diminuição do uso de papel, por exemplo ou se foi identificado um ambiente mais limpo, dentre outros aspectos, são aspectos que devem ser reconhecidos, de forma com que seus funcionários sintam-se motivados a manter essas atitudes no ambiente organizacional.

Gostou do texto? Que tal começar a aplicar o 5s na gestão de sua empresa? Deixe um comentário para a gente, compartilhando de que forma você lida com as questões abordadas no dia a dia!

Fonte|: Mercado Contábil

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