Voltar

INSS: Aprenda como solicitar a aposentadoria pelo site

03/12/2019

Saiba que é possivel solicitar aposentadoria pelo site sem sair de casa

Desde 2017 o INSS começou a implantar procedimentos para melhorar este atendimento e pretende digitalizar todos os seus serviços previdenciários até 2020.

Sendo assim, os segurados que necessitem de algum serviço do INSS poderão ser atendidos através de canais digitais e eletrônicos, como, por exemplo, o aplicativo do INSS para smartphones, o site Meu INSS ou o telefone oficial do INSS (135).

Desta forma, a ideia é que o cidadão só precise comparecer às agências do INSS nos casos em que a sua solicitação tenha uma exigência a ser cumprida, como a necessidade de complementar alguma documentação ou para passar por perícia médica antes da concessão do benefício solicitado.

Dentro deste contexto, é interesse saber que atualmente os benefícios da aposentadoria por idade urbana ou aposentadoria por tempo de contribuição já podem ser solicitados à distância através do site “Meu INSS”, não sendo necessário comparecer presencialmente em uma das agências do INSS para isto.

Como utilizar o site do INSS para consultar aposentadoria?

Para solicitar a sua aposentadoria por idade ou tempo de contribuição ou consultar o andamento do seu processo através do site do INSS, basta seguir o procedimento descrito abaixo:

  • Acesse o site do Meu INSS: inss.gov.br
  • Caso seja o primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro e definir uma senha inicial.

Leia Também: Reforma da Previdência: Como ficou a regra para receber pensão por morte?

Este cadastro pode ser feito de três maneiras diferentes, a saber:

  • Cadastro online através do próprio site do INSS

O cidadão precisará clicar em “Entrar” no campo superior direito, informar o número do seu CPF e, por medidas de segurança, responder corretamente algumas perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.

Após este procedimento, o cidadão poderá definir uma senha para fazer o login no site e ter acesso aos diversos serviços disponíveis nesta plataforma digital.

  • Agências do INSS

O cidadão pode se dirigir pessoalmente até uma das agências do INSS e solicitar a senha provisória para acesso ao Meu INSS.

Ressaltamos que no primeiro acesso será necessário trocar esta senha provisória recebida na agência por uma senha definitiva.

  • Internet banking dos bancos credenciados

Os seguintes bancos são credenciados para fornecer a senha inicial de acesso ao site do Meu INSS: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicredi.

Em caso de dificuldades para conseguir a senha no seu internet banking, recomendamos que entre em contato com a Central de Atendimento do banco ou fale diretamente com o seu gerente.

  • De posse da senha de acesso, basta o cidadão clicar no ícone “Aposentadorias Urbanas” na barra lateral esquerda e selecionar o seu benefício: aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição.

Clicando no benefício pretendido serão apresentadas diversas informações e a lista de documentos que devem ser digitalizados e enviados através desta plataforma digital.


Fonte: Jornal Contábil

Abrangência
© 2017 - Recon Gestão Empresarial
Todos os direitos reservados
Rua Assis Brasil , n° 94-E | CEP: 89801-355
Maria Goretti | Chapecó/SC