A proposta que dispõe sobre a Carteira Verde e Amarela voltou a ser analisada pela equipe econômica.
Esta se trata de um regime simplificado que visa a contratação de novos funcionários sem precisar arcar com os encargos trabalhistas e impostos, tal como a contribuição previdenciária.
A intenção é para que um novo modelo do programa seja criado para contemplar aqueles trabalhadores que foram afetados pela crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19.
Neste sentido, a nova versão pretende unificar os benefícios da Carteira Verde e Amarela junto com o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM).
O BEM, por sua vez, foi disponibilizado no último ano como um complemento de renda para os trabalhadores formais que precisaram se submeter à redução ou suspensão da jornada de trabalho e salários.
A expectativa do momento, segundo a equipe econômica envolvida na elaboração da proposta, é para que a nova Carteira Verde e Amarela funcione como uma combinação entre o BEM e a desoneração dos encargos, com o propósito de assegurar a empregabilidade em massa e combater o desemprego.
Fonte: Jornal Contábil